Thursday, April 26, 2007

Restauram-se carros e fazem-se amigos!!!

Se por vezes nem sabemos bem porque é que nos damos ao trabalho de divulgar nos fóruns e blogs o que fazemos com os nossos clássicos, por outras até pode ser bastante gratificante. Foi este o caso.

Aqui à uns tempos andava num fórum estrangeiro e decidi-me registar! É um espirito bastante díspar do que aqui se vive. São muito mais dados à personalização de clássicos, alterações de motor etc, e circulam com eles no dia a dia.No entanto coloquei lá o meu manta, à procura de resposta para algumas questões, e ia actualizando o tópico à medida que ia reparando pormenores, comprando peças, descrevendo os procedimentos etc...!Um dia fui surpreendido por uma PM de um utilizador que me dava os parabéns pela forma como tinha descrito a desmontagem e limpeza dos manómetros do Manta. Tal descrição havia lhe trazido à memória o primeiro Opel que restaurou, uma Sportwagem 1900 (Ascona na Europa) em que os mostradores são iguais e havia tido os mesmos problemas.

Por fim dispôs-se a ajudar no que fosse preciso e tinha muitas peças novas e usadas que tinha vindo a adquirir em antigos concessionários e sucatas para (para além da Sportwagen tem um Manta e está a restaurar outro Manta Rallye). Como sou desconfiado por natureza, respondi-lhe a dizer que costumava comprar no ebay por ser seguro e que tendo em conta os portes dos EUA, não seria vantajoso comprar a ele. (ainda para mais, a uma pessoa que não conhecia)

Na altura ele percebeu que estava algo reticente e disse para não me preocupar com preços e que lhe disse-se o que precisava. Mandei então uma pequena lista de peças que andava à procura!

A primeira surpresa aconteceu no final de 2006. Na altura pediu-me a morada, para me enviar um conjunto de porcas das rodas que tinha arranjado através de uma amigo na Grécia.Uma semana antes do Natal recebi um pacote com 16 porcas GM novinhas em folha (tinha-lhe dito que precisava de apenas 4 porque me falta as carrapetas).



Quando fui acusar a recepção por email, naturalmente perguntei o preço e como lhe poderia pagar! A resposta dele deixou-me boquiaberto, "as porcas são a tua prenda de Natal deste amigo no Texas"... "a melhor forma de pagares, é ajudando alguém que precise".

Este espirito de entreajuda que é difícil e encontrar deixou-me sensibilizado!(Cá também já me aconteceu algo semelhante com umas borrachas dos pára-choques )Claro que fiz questão de lhe enviar também uma pequena lembrança, não como pagamento mas sim como consolidação do espirito de amizade.

Entretanto ele e outro amigo lá conseguiram arranjar mais este lote de peças que entretanto me enviou! Mais uma vez não quis cobrar nada!Mas em representação do nosso país vão seguir para os EUA umas garrafinhas de bom vinho tinto e duas de Vinho do Porto.

Mas a moral da história que para mim fica é o espirito de entreajuda desinteressada do negócio e focada na paixão pelos carros de que gostamos. Tenho adquirido algumas peças suplentes para o manta, algumas não preciso delas, sempre que perceber que possa ajudar alguém ... isso vai acontecer.

É a forma de retribuir a forma como me têm ajudado, um género de favores em cadeia.(Por falar nisso já não o tenho um par de espelhos dos trincos suplente. Já seguiu para o Leandro, que está a restaurar o seu manta para levar a filha à primeira comunhão).

Portanto um abraço a todos os que acompanham este restauro, e aproveitem para fazer amigos!


Peças enviadas pelos meu amigos Gene and Dave:



4 comments:

Anonymous said...

Caro senhor,

Adorei o seu site, fez um excelente trabalho.
Tenho um opel manta A que decidi recuperar na integra. Tenho sido só eu a trabalhar nele pois o dinheiro escasseia...Ja o desmontei todo e decapei...ja foi visto de chapa e segue p a pintura esta semana...:p Tenho as peças todas excepto, os aros cromados das jantes iguais as suas e pode dizer-me onde posso arranjar a folha de madeira do painel do velocimetro?
Cumprimentos

AJGARCEZ@Yahoo.com

4speed said...

O papel autoculante comprei no Continente.
Estou bastante satisfeito com ele, porque o caro já apanhou dias de bastante calor e sol, e não mostrou sinal de querer descolar!

Cumps

Anonymous said...

Caríssimo...

estou impressionado... este seu blog está impecavel!

Tal como muitos... sou fã incondicional de clássicos e de 2 modelos muito em particular... o Escort RS2000 e o Opel Manta... 1900SR em particular...

Ando a juntar dinheiro para comprar um... que pretendo restaurar e tornar no meu carro dos fins-de-semana...

Gostava de saber se lhe tem saído muito caro esta paixão e se conhece alguém que tenha um para vender.

Obrigado e um abraço!
Nuno Santos

Clássicos Populares said...

Boa tarde, fiz uma visita ao blog e fiquei bastante impressionado pelo conteúdo e qualidade dos temas. Estou em fase de recolha e preparação de informação e fotos para editar um livro sobre o Opel Manta e 1604 S c/motores de 1600 e 1900 cc. em português. Será o livro nº 18 de uma colecção dedicada a Clássicos em Português chamada Clássicos Populares. Gostaria de saber qual a sua disponibilidade de colaboração e ajuda para a elaboração de referido livro. Grato pela atenção. Francisco Batarda