Thursday, July 10, 2008

Tampão da Gasolina / Gas Cap

No inicio do ano tinha comprado um tampão da gasolina para o manta por meia duzia de euros no ebay ... O cromado estava picado pela ferrugem e gasto.Comecei a desmontar, para ver se conseguia mandar recromar a tampa/parte externa ... mas não estava fácil, não se via nada mais por onde avançar!

I’ve won a cheap ebay deal on an original Manta gas cap. The gas cap chrome was not perfect but the cap had two original keys.


Fiz alguma investigação, mas não encontrei nada especifico para este modelo. No entanto encontrei algumas referencias para o tampão da gasolina do Opel GT.Pensei que o funcionamento fosse idêntico, e comecei a trabalhar com essa ideia.
1 - Um parafuso que segurava o canhão da chave, acessível através de um furo no casquilho do canhão.

2- Clip de plástico que se tinha de aquecer até derreter, de forma a separar o casquilho da parte cromada.

So I started to dismantle the gas cap to send the chrome parts to chrome again.The first par were easy to get apart, but the hard part was to take the key cylinder out.

The first thing that I’ve done was heat the gas cap with a torch.When it was really hot, tried to pull out the parts wit a screwdriver but it didn’t worked.I’ve tried once again and the gap between the parts got bigger, but the didn’t get a part.So, I went to my garage and got the heavy tools.



Entretanto lá me decidi meter mãos à obra.Comecei por colocar o tampão da gasolina no bico do fogão ... deixei aquecer ... aquecer ... aquecer ...E depois quando já fumegava e cheirava a óleo queimado, e bem protegido com uma luvas lá comecei a puxar com ajuda uma chave de fendas a fazer alavanca.

Mas os resultados e após vários aquecimentos foram inglórios, apesar de que a folga entre a parte cromada e o casquilho estar muito maior!

Lá fui até à garagem confiante que teria de furar o casquilho para aceder ao tal parafuso.Já na garagem e após estragar uma broca (daquelas para aço, da loja dos chineses )... lá fiz um furo no casquilho de aço. Parafuso, nem sinal dele!Mas deu para ver que havia por lá uma peça de plástico ...Mais um pouco de calor e força, e voilá !!!A tal anilha de plástico, apesar de estar num local diferente do tampão do GT, tem a mesma função, logo que ela partiu as peças separam-se.

Like I’ve seen on the GT gas cap topic, I drilled one hole to find any screw to loose the key cylinder. But I didn’t found any screw.But from the hole I’ve seen the retaining clip.I got the parts heated again … and with some pulling they got loose.Conclusion … it really needs lots of heat to melt the retaining clip.Hope that this helps other guys who lost their keys and need to get the key cylinder to remake new keys.

As fotos:

My English is really bad, but I hope that the photos can help with the understanding




Agora que está quase desmontado, só falta arranjar onde cromar por um preço simpático.

Now I have to find were to chrome with a decent price.

5 comments:

Anonymous said...

Olá amigo!
Como entusiasta de Manta A e proprietário de um Ascona A, já passei pelas mesmas aventuras!... Tenho um tampão de gasolina original, para o qual gostaria de arranjar uma chave, tendo para tal que o desmontar até ao canhão. Gostava de saber se basta apenas retirar o casquilho (à força) para aceder ao canhão. A anilha de plástico é fechada ou é freada? Como a substituiste? Obrigado.

4speed said...

Olá!

Eu ainda não substitui a anilha, porque ainda não cromei o tampão, mas a anilha é uma peça de plástico aberta.
A abertura serve para fazer de "mola" e fechar o suficiente para entrar na estria do casquilho e travar todo o conjunto.

É isto:
http://img49.imageshack.us/img49/6822/gascap11ra6.jpg

Penso que a melhor forma será aquecer bastante o tampão na zona do casquilho, e o mais próximo da anilha por forma a esta com o calor e forçando um pouco ela desfazer-se. Depois sai facilmente.

Se precisar de ajuda, ou mais esclarecimentos, não hesite. Pode mandar um mail, para:
tol_4speed @yahoo.com

Cumprimentos
Ricardo

Anonymous said...

Olá,

O tampão de gasolina já está montado.
Foi uma luta para tentar fazer uma chave, mas lá se conseguiu...
Como a tal anilha ficou desfeita quando a tirei, substitui-a por um
o-ring de borracha, untado com massa consistente. Até à data tem
funcionado bem.

Obrigado pelos teus conselhos e parabéns pelo excelente blog! Continua!

Cumprimentos,

4speed said...
This comment has been removed by the author.
4speed said...

É bom saber que as dicas deram para ajudar!!!A ideia do O-ring é boa!!! O meu tampão anda meio esquecido ... ainda não procurei onde o cromar a preços decentes.

Disfrute do seu Ascona, abraço