Tuesday, February 23, 2010

Artigo na revista Motor Clássico de Fevereiro 2010

Agora que já passaram uns dias após sair a revista, cá vai o artigo:

O meu Opel Manta 1900

A história da paixão por este modelo da Opel, foi algo que não foi nada planeado, nem algo herdado de família.
Sempre gostei de carros clássicos, e ainda sem carta já folheava revistas e via fotografias de carros antigos. Ainda muito jovem cruzei-me com a imagem deste coupé de linhas desportivas e traseira com “faróis à Ferrari”. Foi algo que me marcou e me levou a pesquisar a história da Opel e do Opel Manta. Um carro com nome de peixe!

Alguns anos passaram e só depois de tirar a carta, entrar no mercado de trabalho e ter as condições mínimas para guardar um clássico, é que me propus á procura.
Foram dois anos a pesquisar sites e anúncios, alguns telefonemas, e viagens até encontrar o "meu" Manta quase perfeito. Entretanto já começara a participar em fóruns, e em especial na antiga secção de clássicos do Auto Hoje, onde encontrei utilizadores realmente conhecedores e disponíveis para ajudar. Foi com eles que aprendi a perceber e a apreciar os clássicos.

Foi em Leiria que fui encontrar o meu Manta. Havia sido registado em 05-08-1972 e apesar dos dois registos, sempre pertenceu à mesma família de Lisboa. O falecimento prematuro do primeiro dono, ditou que o Manta passasse para nome da sua irmã, que “religiosamente” o guardou e manteve até não ter mais idade nem condições para o fazer. O Manta foi vendido originalmente pelo Agente Opel, ELFE, na Av. Manuel da Maia, e com o carro vieram o Manual do Utilizador e o Livro de Revisões carimbado no concessionário até aos 81.057Km!

O timing da aquisição foi praticamente perfeito: Julho de 2006. Daí a 2 meses planeava o meu casamento. E que melhor meio de transporte para esse dia especial que a concretização de um sonho de juventude? O meu Opel Manta.
Foi nele que a noiva, agora minha esposa, foi para a igreja e foi nele que após a cerimonia partimos já os dois. Inevitavelmente este carro fará para sempre parte da nossa vida.

Apesar do bom estado do Manta aquando a aquisição, ainda para mais num carro nunca restaurado, havia pequenas peças em falta e pormenores que precisavam de ser revistos. E assim, com a ajuda dos fóruns e da Internet, começou a saga da aquisição de peças e de documentação para um futuro restauro.

Da Alemanha e dos EUA, vieram peças, e com elas também amizades.
Do outro lado do Atlântico fui encontrar um Opelista interessado em ajudar. Perto do Natal de 2006 enviou-me peças difíceis de encontrar, e em troca apenas me pediu para que quando eu tivesse oportunidade de ajudar alguém, de fazer o mesmo. Em forma de agradecimento enviei-lhe algumas lembranças características deste cantinho da Europa, um Porto Vintage, um bom Tinto Alentejano e uma lata de belo azeite Transmontano.

Em 2007 planeei uma semana das minhas férias para fazer uma viagem de Opel Manta pelo norte do país. E foi em Paços de Ferreira que conheci pessoalmente o Marvin, um jovem Alemão fãn do Opel Manta, cuja namorada é portuguesa, e o Miguel fãn dos Datsun TriS. Mais uma vez, foi através dos fóruns que trocámos ideias e planeámos a entrega de algumas peças. Quanto à viagem, foram 8 dias e cerca de 800 kms, com a mala cheia com sacos cama e tenda, sempre a rolar e sem problemas.

Só recentemente o restauro teve lugar, mas quanto aos seis meses de restauro e a respectiva história, convido-vos a passar pelo fórum MC, onde tudo está muito bem documentado.
Um abraço clássico,
Ricardo dos Santos Silva