Friday, October 30, 2009

Pormenores a afinar

Há sempre pormenores a afinar, e entretanto depois de sair da oficina, e de alguns kms ao volante, dado que as saudades já eram muitas, tirei o radiador e mandei tapar umas fugas mínimas que já estavam a dar sinal ainda antes do restauro.

A minha ideia até era meter um ninho novo, mas o técnico da casa que repara os radiadores ao analisar disse que não valia a pena. Dado que o ninho estava bastante bom, apenas se iria tapar as fugas, limpar as ferrugens interiores e exteriores e pintar. Ainda deu garantia do trbalho executado!

Cá está ele de novo pronto a montar:





Thursday, October 08, 2009

A estreia !!! Ou o final do restauro ...

A estreia já foi ...

Saiu da oficina Quinta-feira directamente para Lisboa (100 km e na AE sempre a 130 140 km/h ) sempre a respirar saúde, expecto um grilar no rolamento de encosto, que quando pisava a embraiagem fazia um barulho bastante audível.

Mas depois de umas voltinhas por Odivelas, e tal como o mecânico me tinha dito o barulho desapareceu dado que a lubrificação começou a fazer efeito.
Sexta-feira foi fazer o reconhecimento do percurso para Sábado. Odivelas - Malveira - Odivelas (27 kms para cada lado).

Sábado o dia começou bem cedo, e para o Manta também era hora de se engalanar para a FESTA.
Colocaram-se os centros das jantes e os aros, passou-se o paninho para limpar o pó e vestiu-se com traje a rigor para a sessão fotográfica!
Laços, fitas e balões ...
Duas horas depois, chegou o momento áureo... levar a noiva à Igreja, e posteriormente o casalinho recém casado para a boda na Malveira! Pelo caminho, feito a ritmo de passeio, muitas foram as buzinadelas dos transeuntes, e houve ainda um carocha vermelho que na estação de serviço da A8, onde parámos para reagrupar, nos veio pessoalmente felicitar!

Entretanto o Manta regressou da capital, e descansa agora na sua garagem, mas ainda tem de voltar à oficina para afinar uns pormenores estéticos, e meter um ninho novo no radiador.


Foram cerca de 300kms sempre em grande forma, sem aquecer, gastar óleo ou água. (para quem conhece o local, Manta começou subida para a estação de serviço para Aveiras a 110km/h e quase lá em cima já ia a 155km/h, entretanto a pendura começou a acionar o "travão").

Mas vamos às fotos para ver o resultado final:













Ultimas montagens ... e a luz ao fundo do tunel

Nos últimos tempos não me tenho dedicado ao Blog do Manta ... no entanto vou tenar actualizar agora o máximo que puder!!!

Entretanto já se fez a furação e aplicou-se o farois suplementares por baixo do para choques tal como mandam as regras.


A cablagem foi revista, e retirou-se o que não era de lá (um relé e cablagem de umas buzinas suplementares, e fios para colunas traseiras).




Já foi tudo testado, e feita a cablagem para a consola de manómetros e para o rádio tal como no esquema de origem.
Os farois suplementares, já estavam previstos na cablagem de origem, por isso foi só instalar o botão e fazer umas puchadas.




Um dos pormenores destas instalações antigas é não haver fios de massa ... o que para um nabo como eu fazia acreditar que muitas das lampadas se tinham fundido...

No fim lá fomos limpar alguma da tinta dos buracos de aperto dos parafusos e ajustar os mesmos.

O tablier no sitio e o para-brisas colocado ... está quase ...



Borrachas das portas, vidros, e alguns dos extras também já montados...
Consola de manometros e rádio acessórios originais!!!

Cablagem já toda arrumadinha e tampa dos fusveis já no lugar ( peça dificil de arranjar)





Ainda em relação à cablagem ... o fio vermelho com riscas brancas que liga o amperiometro ao alternador, teve de ser "feito".
De forma a ficar com a cablagem de acordo com o esquema original, tive de pintar as riscas brancas num fio vermelho.

Também andei à procura de fita cinzenta mesmo igual, mas não consegui encontrar.

Ao que parece a cablagem de origem é revestida com uma fita "antifogo" diferente da usual fita isoladora.


Secção traseira e bancos montados



O bate-chapas deu cera em todas as cavidades