Friday, March 14, 2008

A saga do volante do Manta SR - Rallye steering wheel

Tenho estado a mudar o volante do Manta para o "novo" que recebi entretanto.

Since I already had the Rallye gauge pod. I started the search for a good Rallye steering wheel.David MacCollam helped me on that search and in a few weeks the wheel was on his way to Portugal.


O volante já está a marinar em WD40 à 3dias... já tentei fazer com que ele se mova, oscilando e puxando!No manual d fábrica que tenho em pdf, fala lá e uma ferramenta especifica que segundo a minha interpretação é a seguinte:
When the new wheel got here I started to think how to take out the old one. But … after 35 years it was not an easy job.

O volante original foi fácil de perceber como se desmonta ... saquei a almofada da buzina e a porca que aperta ao veio fica à mostra. Já a desapertei, tive de arranjar uma adaptação para o saca que me emprestram encaixar nos respectivos buracos do volante.

A friend here in Portugal gave me a pulling tool that I’ve adapted to fit the wheel holes.

A ferramenta funciona mas ... Mesmo apertando muito, o volante não sai do sitio. Isto mesmo depois de uns dias a marinar em WD40!!!

But the old wheel was stubborn… even after a few days in WD40 (oil).And the tool was damaging the wheel and the steering shaft.


Entretanto, dos EUA chegou uma fermenta especifica para sacar volantes OPEL.

Mas o afastamento dos "braços" da ferramenta não era sufeciente para encaixar nos buracos especificos do volante. Logo, tive de tirar umas medidas, e fazer uma nova peça para o saca, de forma a conseguir o afastamento correcto para a furação do meu volante!Mas melhor que a explicação ... vejam as fotos.

So, once again Dave helped me teaching me some techniques … and sending me one original GM/Opel steering wheel puller.When it arrived I taught that all my problems were finished … but the offset between the puller “arms” was not enough to fit the wheel holes.

... a diferença era de apenas 5mm entre os eixos.

(offset between the puller “arms”)

Depois de aplicada a ferramenta correcta e mais de 15 dias depois das primeiras tentativas, o volante lá se resolveu a sair!!!

So I made a new part with the correct offset, assembled it and after a few turns the wheel was out!!!




Fica a faltar umas fotos do novo volante já no local...

One great victory, not possible with out Dave’s help!!! Thanks.

6 comments:

João Hau said...

Olá. Estou restaurando um Opel Manta A ano 71 e necessito de todos os emblemas e frisos. Moro no Brasil. Grato, João

4speed said...

O meu conselho, é que se ligue no ebay dos EUA! O manta A vendeu para os Estado Unidos entre 1971 e1975. Ainda há muitas peças para o Manta por lá!
Frisos, é que é algo mais difícil de encontrar.
Cumprimentos!!!

nunogonzalo said...

ola.. tenho um manta A ´L´1600s de 1975, gostaria de saber onde poderia encontrar centros de jantes iguais aos seus, o centro do volante igual ao seu 1º volante, mas, com o logotipo em branco...se me pudesse ajudar agradecia, cumprimentos..nuno gonçalves

João Hau said...

Olá Nuno. Posso lhe ceder o centro do volante, visto que tenho 2 peças. Quanto ao centro das jantes, não sei onde encontrar. Outro asunto: ao montar o vidro de porta do motorista, acabei por quebrá-lo. Vc teria algum aí para dispor?

4speed said...

João Hau, foi azar o que aconteceu com o seu vidro. :(
Eu não tenho nenhum, mas seu de um Manta para peças que tem os 2 vidros. Não sei quanto é que o dono pede por eles?!
Comprei também 4 emblemas Manta novos no ebay!

Nuno, os centros são peças difíceis de encontrar por cá! Sei de um amigo que comprou 3 centros desses novos numa automobilia em Lisboa, mas sou um tiro de sorte. No ebay.de vão aparecendo alguns, é uma questão de estar atento.

Cumprimentos
Ricardo

shirtmadeira said...

Procuro forras interiores das portas e laterais interiores de tras em bom estado
procuro tambem as molas dos vidros de tras e feltros dos elevedores das portas e luzes da matricula de tras

965063946 Pedro Alves